Sexta, 27 Outubro 2017 22:20

Caminhada contra a Dengue, Chikungunya e Zika Virus

Escrito por

Nesta quinta feira, 26 de outubro, uma caminhada contra a dengue mobilizou a população de Esperantina-TO , para a prevenção da doença e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A atividade faz parte de um Movimento nacional por um pais livre do mosquito, que também e transmissor da chikungunya e zika.
     Na chegada da caminhada, teve uma palestra sobre o assunto, com a enfermeira Debora Hevilly Pacheco. Onde ela falou sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, com a coordenadora de vigilância epidemiológica Edna Carvalho frisou a importância e os cuidados com o mosquito aedes aegypti. A primeira dama e também secretária de ação social Maria Aldacira estava presente, e ressaltou a importância do movimento, o secretário de saúde Antônio Jose, agradeceu a participação e a colaboração de todos os envolvidos, o secretário de educação Jose Ailton, também falou algumas palavras sobre o assunto.

O evento é uma iniciativa da secretaria de saúde, com colaboração da secretaria municipal de ação social, equipe da vigilância sanitária e controle de endemias, secretaria municipal de educação, coordenadora de assistência básica Maria Josiana e coordenador de controle e combate a endemias Adailso. Além de autoridades politicas as escolas do município e do estado também estavam presentes, alunos caracterizados de mosquito da dengue exibindo cartazes com maneiras de combater e prevenir a proliferação do mosquito, para sensibilização e mobilizar da população esperantinense para a prevenção da dengue.

No dia 27 de outubro, foi o encerramento do movimento na Vila Tocantins, bairro de Esperantina-TO, lá a palestra foi com a enfermeira Jacielli Alves dos Reis Silva. O vice prefeito Heronildo Costa Pimentel(Lorin) e o secretário Municipal de educação Jose Ailton, aproveitaram a oportunidade para falar da importância do movimento, e agradeceram a participação de todos.

Um mosquito não é mais forte que um país inteiro.